FOTOS DA TURMA

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sexta-feira, abril 15, 2011

QUARTA POSTAGEM


SÍNTESE DA ABORDAGEM “AVALIAÇÃO ESCOLAR” DO TEXTO “METODOLOGIA DE ENSINO”.

A autora chama a atenção para o que é, para que serve, e como fazer a avaliação, uma das etapas do plano de aula.
Lembra que uma das características da pessoa humana é o modo de julgar o seu próximo, e ao julgá-lo, estabelece conceitos, pré-conceitos e discriminações para com aquele que não se encaixe dentro do esperado, ficando este a mercê da exclusão.
Ao analisar a avaliação, a remete como ela é elaborada dentro da escola. Atribui primeiramente a ideia de questionamento sobre se o aluno aprendeu ou não o que lhe foi ensinado durante todo o ano letivo, e se ele tem condições de passar para a série seguinte.
Descreve outra forma, que se encontra no Ratio Studiorum que emerge a repetição dos conteúdos de forma mecanizada e passiva do aluno.
Segundo a autora em dias atuais, contamos com duas maneiras de avaliação: a avaliação quantitativa, que utiliza de meios a fim de medir o desempenho do aluno, comparando-o com os seus colegas e dispondo-os numa curva normal; e a avaliação qualitativa, que ultrapassa o quantitativo, realizada através do conhecimento das razões de sucesso ou insucesso do aluno.
Comenta que, a prática da avaliação passa também pelo processo de democratização da escola, onde toda a comunidade escolar deve estar envolvida na elaboração de um plano de trabalho, no desenvolvimento e na avaliação dos resultados.
Faz referência a COMENIUS, sobre as duas concepções distintas na forma de avaliar; a VASCONCELOS, no que ele considera por avaliação; a LUCKESI, que utiliza um conceito de avaliação; a JUSSARA HOFFMAN, sobre um de seus trabalhos de título “Avaliação Mediadora”; a LUIZ CARLOS FREITAS, onde o mesmo aponta que a avaliação acontece em dois planos: o formal (provas, trabalhos etc.) e o informal (subjetiva); e a ANA MARIA SAUM, que comenta num de seus artigos sobre a avaliação de título “Para Mudar a Prática de Avaliação do Processo Ensino e Aprendizagem”.
Ressalta ainda, que a avaliação informal é muito drástica, ao ponto de ser decisiva para a exclusão de vários alunos no ambiente escolar e, por conseguinte a evasão definitiva destes alunos.
A autora termina expondo alguns itens dispostos num artigo da pesquisadora ANA MARIA SAUM, onde agrupa alguns itens que educadores e instituições de ensino, sentem nesse processo de avaliação e, ao mesmo tempo, apresenta uma proposta de avaliação.
Acreditamos que a autora explorou muito bem a abordagem da avaliação escolar, esclarecendo sobre a mesma e, fazendo citações referentes à abordagem, dando suporte a sua posição.
Podemos então concluir que a avaliação escolar é como um meio de obter informações sobre os avanços e as dificuldades de cada aluno, constituindo-se em um procedimento permanente de suporte ao processo ensino-aprendizagem, de orientação para o professor planejar suas ações, a fim de conseguir ajudar o aluno a prosseguir, com êxito, seu processo de escolarização. Os instrumentos de avaliação mais usados são provas escritas ou orais, seminários, tarefas, pesquisas e dinâmicas de grupos. No processo de avaliação dos diversos graus de ensino, as notas e conceitos são decisivos para a continuidade dos estudos.

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