FOTOS DA TURMA

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segunda-feira, abril 18, 2011

D09_ED02. ALUNA: SILVIA BATISTA RIBEIRO MODESTO.



Quadro Síntese
Evoluções Históricas das Tendências Pedagógicas no Ensino Brasileiro
Nome da Tendência Pedagógica
Papel da Escola
Conteúdos
Métodos
Professor x Aluno
Aprendizagem
PEDAGOGIA LIBERAL TRADICIONAL
Consiste na preparação intelectual e moral dos alunos, compromisso com a cultura, os menos capazes devem lutar para superar suas dificuldades e conquistar seu lugar junto aos mais capazes.

Conhecimentos e valores sociais acumulados através dos tempos e repassados para os alunos.
Exposição e demonstração verbal da matéria.
Autoridade do professor e atitude passiva dos alunos.
Aprendizagem mecânica e receptiva.
PEDAGOGIA LIBERAL TRADICIONAL
Ordenar as necessidades individuais do meio social. Experiências que devem satisfazer os interesses do aluno e as exigências sociais. Interação entre estruturas cognitivas do indivíduo e estruturas do ambiente.
Os conteúdos são estabelecidos a partir das experiências vividas pelos alunos frente às situações-problema.
Por meio de experiências, pesquisas e método de solução-problema.
Professor é o auxiliador no desenvolvimento da criança.
É baseada na motivação e na estimulação de problema.
TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADORA NÃO-DIRETIVA (ESCOLA NOVA)
Formação de atitudes. Preocupações com problemas psicológicos. Clima favorável à mudança do indivíduo. Boa educação, boa terapia.
Baseava-se na busca de conhecimentos pelos próprios alunos.
Método baseado na facilitação da aprendizagem.
Educação centralizada no aluno e o professor é quem garantirá um relacionamento de respeito.
Aprender é modificar as percepções da realidade.
TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA
Funciona como modeladora do comportamento humano, através de técnicas específicas, tal indivíduo que se integra na máquina social. A escola atual assim, no aperfeiçoamento da ordem social vigente.

São informações ordenadas numa sequência lógica e psicológica.
Procedimentos e técnicas para transmissão e recepção de informações.
Relação objetiva onde o professor transmite, informa e o aluno fixa.
Aprendizagem baseada no desempenho.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTADORA
Atuação não formal. Consciência da realidade para transformação social. Questionar a realidade. Educação crítica.

Temas geradores.
Grupos de discussão.
A relação é de igual para igual, horizontalmente.
Resolução de situações problemas.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTÁRIA
Transformação na personalidade do aluno, modificações institucionais à partir dos níveis subalternos.

As matérias são colocadas, mas não exigidas.
Vivência grupal na forma de auto-gestão.
O professor é orientador e os alunos livres.
Aprendizagem informal via grupo.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA “CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS” OU “HISTÓRICO-CRÍTICA”
É a tarefa primordial. Conteúdos abstratos, mas vivos, concretos. A escola é a parte integrante de todo social, a função é "uma atividade mediadora no seio da prática social e global". Consiste para o mundo adulto.

Conteúdos culturais universais que são incorporados pela humanidade frente à realidade social.
Método que parte da realidade do aluno, confrontada com o saber sistematizado.
Aluno participante e professor mediador entre o saber e o aluno.
Baseada nas estruturas cognitivas já estruturadas nos alunos.


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