Quadro Síntese
Evoluções Históricas das Tendências Pedagógicas no Ensino Brasileiro
Nome da Tendência Pedagógica | Papel da Escola | Conteúdos | Métodos | Professor x Aluno | Aprendizagem |
PEDAGOGIA LIBERAL TRADICIONAL | Consiste na preparação intelectual e moral dos alunos, compromisso com a cultura, os menos capazes devem lutar para superar suas dificuldades e conquistar seu lugar junto aos mais capazes. | Conhecimentos e valores sociais acumulados através dos tempos e repassados para os alunos. | Exposição e demonstração verbal da matéria. | Autoridade do professor e atitude passiva dos alunos. | Aprendizagem mecânica e receptiva. |
PEDAGOGIA LIBERAL TRADICIONAL | Ordenar as necessidades individuais do meio social. Experiências que devem satisfazer os interesses do aluno e as exigências sociais. Interação entre estruturas cognitivas do indivíduo e estruturas do ambiente. | Os conteúdos são estabelecidos a partir das experiências vividas pelos alunos frente às situações-problema. | Por meio de experiências, pesquisas e método de solução-problema. | Professor é o auxiliador no desenvolvimento da criança. | É baseada na motivação e na estimulação de problema. |
TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADORA NÃO-DIRETIVA (ESCOLA NOVA) | Formação de atitudes. Preocupações com problemas psicológicos. Clima favorável à mudança do indivíduo. Boa educação, boa terapia. | Baseava-se na busca de conhecimentos pelos próprios alunos. | Método baseado na facilitação da aprendizagem. | Educação centralizada no aluno e o professor é quem garantirá um relacionamento de respeito. | Aprender é modificar as percepções da realidade. |
TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA | Funciona como modeladora do comportamento humano, através de técnicas específicas, tal indivíduo que se integra na máquina social. A escola atual assim, no aperfeiçoamento da ordem social vigente. | São informações ordenadas numa sequência lógica e psicológica. | Procedimentos e técnicas para transmissão e recepção de informações. | Relação objetiva onde o professor transmite, informa e o aluno fixa. | Aprendizagem baseada no desempenho. |
TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTADORA | Atuação não formal. Consciência da realidade para transformação social. Questionar a realidade. Educação crítica. | Temas geradores. | Grupos de discussão. | A relação é de igual para igual, horizontalmente. | Resolução de situações problemas. |
TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTÁRIA | Transformação na personalidade do aluno, modificações institucionais à partir dos níveis subalternos. | As matérias são colocadas, mas não exigidas. | Vivência grupal na forma de auto-gestão. | O professor é orientador e os alunos livres. | Aprendizagem informal via grupo. |
TENDÊNCIA PROGRESSISTA “CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS” OU “HISTÓRICO-CRÍTICA” | É a tarefa primordial. Conteúdos abstratos, mas vivos, concretos. A escola é a parte integrante de todo social, a função é "uma atividade mediadora no seio da prática social e global". Consiste para o mundo adulto. | Conteúdos culturais universais que são incorporados pela humanidade frente à realidade social. | Método que parte da realidade do aluno, confrontada com o saber sistematizado. | Aluno participante e professor mediador entre o saber e o aluno. | Baseada nas estruturas cognitivas já estruturadas nos alunos. |
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