Quadro Síntese
Evoluções Históricas das Tendências Pedagógicas no Ensino Brasileiro
Nome da Tendência Pedagógica | Papel da Escola | Conteúdos | Em queMétodos | Professor x Aluno | Aprendizagem | | |
Liberal Tradicional | Consiste preparação intelectual e moral do aluno compromisso com a cultura superar dificuldades conquista | Função preparar o aluno para o desempenho de papéis sociais adaptar-se aos valores e normas vigentes, ensino gramática, avaliação prova e exercícios. | Buscar soluções para os problemas em que enfrenta na sua ação docente ,refletir sua pratica estar vinculado apenas uma delas buscar melhor convivência desempenho acadêmico,competência habilidade sempre procurando agir cada vez melhor. | Aperfeiçoar e saber que fazer definir objetos metodologia durante a aula estar vinculado a um bom conhecimento na área planejar organizar ser criativo conhecer e entender o aluno para que ele seja responsável competente assumir suas tarefas desenvolver suas atividades com pesquisas assumir seu papel na sociedade. | Baseia-se nos resultados analisado em uma perspectiva qualitativa descritiva valorizando aspectos da cultura escolar participação ativa do aluno. | | |
Liberal Renovadora não-diretiva | Formação de atitudes. | Deixar que eles façam pesquisas nos livros ,postilhas. | Ter uma boa relação como aluno e facilitar aprendizagem. | Ter respeito um pelo, outro uma educação centrada, ser especialista em relações humanas. | Aprender auto realização portanto é modificar suas percepções ter participação interesse do aluno. | | |
Liberal Tecnicista | Técnica específica o indivíduo que se entrega na máquina social funciona como modeladora do comportamento humano. | São informações princípios e leis lógica psicológica são encontrados nos livros postilhas. | Recepção de informações utilizando um sistema mais abrangente. | Comunicação professor x aluno tem sentido exclusivamente técnico ,eficácia da transmissão e conhecimento,debates discussão são necessários. | É fundamental aprender é uma questão desempenho trata-se ensino diretivo. | | |
Progressista Libertadora | Transformação social ,ensinar realidade,educação crítica. | Caráter político | Ter diálogo entre professor e aluno ser animador sempre incentivando o aluno. | São Sujeito atos conhecimento, relação horizontal sem relação autoridade. | Formação teóricas, educação para adulto, movimentos populares sindicatos ,alguns professores quer colocar em prática todos os graus de ensino fundamental. | | |
Progressista Libertária | Transformação personalidade num sentido libertário e autogestionário. | A matéria é dada mas não são exigidas. | Formam grupo discussão na forma de autogestão. | É não diretiva o professor é orientado e os alunos são livres. | Informal via grupo. | | |
Progressista Critico Social dos conteúdos | Tarefa primordial conteúdos abstratos concretos parte integral de todo sócia global consiste no mundo inteiro. | Culturais e universais constituíram em domínio de conhecimento relativamente autônomos não basta que seja apenas ensinados é preciso que ligam de forma indissociável, assumir contudo relativo objeto,mas ao mesmo tempo introduz a possibilidade de uma reavaliação frente a este conteúdo. | Favoreçam correspondência dos conteúdos com os interesse dos alunos. | Consiste no movimento das condições em que professor e aluno possam colaborar progredir essas trocas o esforço de elaboração de uma pedagogia dos conteúdo propondo ensino voltado para interação conteúdo realidades sociais. | O aluno se reconhece nos conteúdo e modelos sociais apresentados pelo professor, conhecimento novo se apóia numa estrutura cognitiva já existente. | | |
| | | | | | | |
| | | | | | | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário