FOTOS DA TURMA

FOTOS DA TURMA

terça-feira, abril 26, 2011

D09_ED02. ALUNA: VANUZA GONÇALVES DE OLIVEIRA PEDROSO.

Quadro Síntese
Evoluções Históricas das Tendências Pedagógicas no Ensino Brasileiro


Nome da Tendência Pedagógica
Papel da Escola
Conteúdos
Métodos
Professor
 x
aluno
Aprendizagem
Pedagogia
Liberal
Tradicional
Preparação Cientifica e moral dos alunos para tomar sobre si seu papel na sociedade
São experiências sociais acumuladas através dos tempos e repassa aos alunos como sinceridade absoluta
Exposição e exibição verbal da matéria e ou por meios de modelo
Autoridade do professor que exige tendência receptiva do aluno
A aprendizagem é receptiva e equilibrada, sem se considerar as características próprias de cada idade
Tendência Liberal Renovadora Progressiva
A escola deve adequar as dificuldades individuais ao meio social
Os conteúdos são resolvidos a partir das experiências vividas pelos alunos rente as situações problemas
Por meio de experiências, pesquisas e método de resolução de problemas
O professor e auxiliador no progresso livre da criança
E baseada no interesse e na estimulação de problemas
Tendência Liberal Renovadora não-diretiva (escola nova)
Formação de Tendência
Baseia-se na busca das informações pelos próprios alunos
Método fundamentado na facilitação da aprendizagem
Educação centralizada no aluno e o professor é quem garantirá um relacionamento e respeito
Aprender é desenvolver as percepções da verdade
Tendência Liberal Tecnicista
Modeladora do comportamento através de técnicas exclusiva
São esclarecimentos ordenados numa seqüência lógica e psicológica
Procedimentos e técnicas para a comunicação e recepção de informações
Relação objetiva onde o professor transferi informações e o aluno vai fixá-las
Aprendizagem baseada no desempenho
Tendência Progressiva Libertadora
Não atua em escolas porém visa levar professores e alunos atingir um nível de estabilidade da realidade em que vivem na busca da transformação social
Temas produtores
Grupos de debate
A relação é igual dos dois lados
Horizontalmente
Resolução da situação problema
Tendência Progressista Libertária
Formação da capacidade num sentido libertário e autogestionário
As matéria são colocadas não exigível
Existência grupal na forma de autogestão
É não diretiva, o professor é orientador e os alunos livres.
Aprendizagem informativa via grupo

Tendência Progressista “Critico Social dos conteúdos ou histórico –critica”
Propagação dos conteúdos
Conteúdos culturais generalizados que sai incorporados pela humanidade frente a realidade social
O método parte de uma ligação direta da experiência dos alunos confrontada com o saber sistematizado
Papel do aluno como participador e do professor como mediador como mediador entre o saber e o aluno.
Baseados nas estruturas cognitivas já estruturadas nos alunos

Nenhum comentário:

Postar um comentário