Quadro Síntese
Evoluções Históricas das Tendências Pedagógicas no Ensino Brasileiro
Nome da Tendência Pedagógica | Papel da Escola | Conteúdos | Métodos | Professor x aluno | Aprendizagem |
Pedagogia Liberal Tradicional | Preparação Cientifica e moral dos alunos para tomar sobre si seu papel na sociedade | São experiências sociais acumuladas através dos tempos e repassa aos alunos como sinceridade absoluta | Exposição e exibição verbal da matéria e ou por meios de modelo | Autoridade do professor que exige tendência receptiva do aluno | A aprendizagem é receptiva e equilibrada, sem se considerar as características próprias de cada idade |
Tendência Liberal Renovadora Progressiva | A escola deve adequar as dificuldades individuais ao meio social | Os conteúdos são resolvidos a partir das experiências vividas pelos alunos rente as situações problemas | Por meio de experiências, pesquisas e método de resolução de problemas | O professor e auxiliador no progresso livre da criança | E baseada no interesse e na estimulação de problemas |
Tendência Liberal Renovadora não-diretiva (escola nova) | Formação de Tendência | Baseia-se na busca das informações pelos próprios alunos | Método fundamentado na facilitação da aprendizagem | Educação centralizada no aluno e o professor é quem garantirá um relacionamento e respeito | Aprender é desenvolver as percepções da verdade |
Tendência Liberal Tecnicista | Modeladora do comportamento através de técnicas exclusiva | São esclarecimentos ordenados numa seqüência lógica e psicológica | Procedimentos e técnicas para a comunicação e recepção de informações | Relação objetiva onde o professor transferi informações e o aluno vai fixá-las | Aprendizagem baseada no desempenho |
Tendência Progressiva Libertadora | Não atua em escolas porém visa levar professores e alunos atingir um nível de estabilidade da realidade em que vivem na busca da transformação social | Temas produtores | Grupos de debate | A relação é igual dos dois lados Horizontalmente | Resolução da situação problema |
Tendência Progressista Libertária | Formação da capacidade num sentido libertário e autogestionário | As matéria são colocadas não exigível | Existência grupal na forma de autogestão | É não diretiva, o professor é orientador e os alunos livres. | Aprendizagem informativa via grupo |
Tendência Progressista “Critico Social dos conteúdos ou histórico –critica” | Propagação dos conteúdos | Conteúdos culturais generalizados que sai incorporados pela humanidade frente a realidade social | O método parte de uma ligação direta da experiência dos alunos confrontada com o saber sistematizado | Papel do aluno como participador e do professor como mediador como mediador entre o saber e o aluno. | Baseados nas estruturas cognitivas já estruturadas nos alunos |
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