Quadro Síntese
Evoluções Históricas das Tendências Pedagógicas no Ensino Brasileiro
Nome da Tendência Pedagógica | Papel da Escola | Conteúdos | Métodos | Professor x Aluno | Aprendizagem |
Pedagogia Liberal Tradicional | Preparar o aluno, para ingressar na sociedade assumindo seu papel como cidadão. | Uso dos conhecimentos acumulado através do tempo e então passado aos alunos como conteúdos verdadeiros. | O professor demonstra os métodos da disciplina, verbalmente ou expondo de forma mais criativa alcançando o objetivo esperado. | Cada um respeitando o seu papel, professor com autoridade e o aluno com atitude respeitosa acatando as decisões de forma passiva. | O aluno recebe de forma gradual que corresponde as suas necessidades. |
Tendência liberal renovada não-diretiva (escola nova) | Preservar e reproduzir a cultura e os conhecimentos da humanidade com formação de atitude. | São baseados juntamente com os conhecimentos que os próprios alunos adquiriram com experiência própria. | Método que facilite ao máximo e contribui para um aproveitamento dos conteúdos expostos. | Cabe ao professor, direcionar com sabedoria auxiliando o aluno para que tenha um bom desenvolvimento e garantindo um mútuo respeito. | Moldar de forma que respeite ao Maximo a forma de ser de cada um adequando-o a realidade. |
Tendência Liberal Tecnista | E modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas | Informações que são ordenadas de forma seqüencial lógica e psicológica. | Meios e técnicas de transmissão e recepção de conteúdo. | Relação prática, onde o professor passa informações e o aluno absorve e fixa. | Aprendizagem baseada no desempenho do aluno. |
Tendência progressista libertadora. | Não faz parte da escola, mas leva professores e alunos a obter consciência da realidade em busca de transformação social. | Caráter político | Debates relacionados aos temas geradores. | Relação onde ambos são iguais em direitos. | Resolver supostas situações considerada problema. |
Tendência progressista | Modifica personalidade de forma libertária e própria. | Os conteúdos não são exigidos mesmo sendo ministrado. | Grupo ordenado onde todo gerencia o próprio trabalho. | Não é regulador o professor orienta e os alunos ficam livres. | É destituído de informalidade através dos grupos. |
Tendência progressista crítico social dos conteúdos ou histórico – critico. | Divulgação dos conteúdos. | Conteúdo abrangente de forma universal incorporado pela humanidade diante da realidade social. | Parte de uma relação direta da experiência do aluno frente ao saber reduzido. | O aluno exerce seu papel como participador e o professor exerce como intermediário entre o saber e o aluno. | Baseadas nas estruturas já conhecidas e também já integradas aos alunos. |
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