FOTOS DA TURMA

FOTOS DA TURMA

sexta-feira, abril 29, 2011

D09_ED02. ALUNA: LEILA APARECIDA DE JESUS.


Quadro Síntese
Evoluções Históricas das Tendências Pedagógicas no Ensino Brasileiro
Nome da Tendência Pedagógica
Papel da
Escola
Conteúdos
Métodos
Professor
x
Aluno
Aprendizagem
Pedagogia Liberal Tradicional
Preparar o aluno, para ingressar na sociedade assumindo seu papel como cidadão.
Uso dos conhecimentos acumulado através do tempo e então passado aos alunos como conteúdos verdadeiros.
O professor demonstra os métodos da disciplina, verbalmente ou expondo de forma mais criativa alcançando o objetivo esperado.
Cada um respeitando o seu papel, professor com autoridade e o aluno com atitude respeitosa acatando as decisões de forma passiva.
O aluno recebe de forma gradual que corresponde as suas necessidades.
Tendência liberal renovada não-diretiva (escola nova)
Preservar e reproduzir a cultura e os conhecimentos da humanidade com formação de atitude.
São baseados juntamente com os conhecimentos que os próprios alunos adquiriram com experiência própria.
Método que facilite ao máximo e contribui para um aproveitamento dos conteúdos expostos.
Cabe ao professor, direcionar com sabedoria auxiliando o aluno para que tenha um bom desenvolvimento e garantindo um mútuo respeito.
Moldar de forma que respeite ao Maximo a forma de ser de cada um adequando-o a realidade.
Tendência Liberal Tecnista
E modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas
Informações que são ordenadas de forma seqüencial lógica e psicológica.
Meios e técnicas de transmissão e recepção de conteúdo.
Relação prática, onde o professor passa informações e o aluno absorve e fixa.
Aprendizagem baseada no desempenho do aluno.
Tendência progressista libertadora.
Não faz parte da escola, mas leva professores e alunos a obter consciência da realidade em busca de transformação social.
Caráter político
Debates relacionados aos temas geradores.
Relação onde ambos são iguais em direitos.
Resolver supostas situações considerada problema.
Tendência progressista
Modifica personalidade de forma libertária e própria.
Os conteúdos não são exigidos mesmo sendo ministrado.
Grupo ordenado onde todo gerencia o próprio trabalho.
Não é regulador o professor orienta e os alunos ficam livres.
É destituído de informalidade através dos grupos.
Tendência progressista crítico social dos conteúdos ou histórico – critico.
Divulgação dos conteúdos.
Conteúdo abrangente de forma universal incorporado pela humanidade diante da realidade social.
Parte de uma relação direta da experiência do aluno frente ao saber reduzido.
O aluno exerce seu papel como participador e o professor exerce como intermediário entre o saber e o aluno.
Baseadas nas estruturas já conhecidas e também já integradas aos alunos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário